PÓLO DE  SÃO LUIS

 

Prédio de Azulejos

Prédio de Azulejos

 

São Luis, segundo o IBGE, possui aproximadamente 1.100.000 habitantes, um PIB de 22 bilhões de reais e uma renda per capita de 22 mil reais. De acordo com dados do mesmo órgão, possui o décimo segundo maior parque industrial do Brasil. É a quarta maior cidade da Região Nordeste e a décima terceira maior capital brasileira, onde está situado um dos portos de maior calado do mundo e mais próximos dos grandes mercados internacionais.

 

 

Porto de Itaqui e Ponta da Madeira

São Luis possui o maior acervo arquitetônico colonial da América do Sul, por este motivo, recebeu o título de patrimônio da humanidade. Ficou conhecida como “Athenas brasileira”, um reconhecimento aos nacionalmente conhecidos poetas e escritores que aqui nasceram (Gonçalves Dias, Graça Aranha, Humberto de Campos e outros) e por isso, também, é chamada carinhosamente de “ilha do amor”.

 

Comitiva da China visita o Porto do Itaqui para formalizar parcerias

 

O Porto do Itaqui recebeu a visita de uma comitiva chinesa com o objetivo de formalizar um Acordo de Cooperação Técnica para aumentar a eficiência logística dos Portos do Itaqui e de Wuhan, além de fidelizar o comércio entre o Brasil e a China.

Segundo o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária Ted Lago, a ideia do Termo de Cooperação com o Porto de Wuhan é proporcionar a troca de tecnologia, experiência e capacitação profissional das equipes, lembrando que boa parte da carga exportada pelo Itaqui segue para o mercado asiático, principalmente o chinês.

O Acordo de Cooperação Técnica entre os Portos do Itaqui e de Wuhan prevê, ainda, a realização de estudos em conjunto a fim de identificar os principais fatores envolvidos nas operações de importação e exportação; identificar as cadeias logísticas entre os dois portos, bem como os principais exportadores e importadores da cadeia, os gestores, operadores de transporte, entre outros atores.

 

WTorre construirá um terminal Portuário em São Luís

 

A empresa WPR São Luís Gestão de Portos e Terminais vai estrear no setor portuário. A Secretaria de Portos (SEP) assinou o contrato de autorização para a WPR instalar um terminal de uso privado (TUP) em São Luís (MA), batizado de “Porto São Luís.

A instalação será um complexo multiuso que reunirá a movimentação de granéis sólidos, granéis líquidos e carga geral com capacidade anual para movimentar 24,8 milhões de toneladas. A intenção da empresa é, no futuro, operar também contêineres.

O empreendimento demandará investimentos de R$ 1 bilhão, sendo R$ 780 milhões na primeira fase da obra. Pelo contrato de adesão que será firmado com a SEP, a WPR terá até três anos, prorrogáveis por igual período, para construir o terminal.

O projeto será desenvolvido em uma área de 2 milhões de metros quadrados, com acesso direto à BR-135 e às ferrovias Carajás e Transnordestina.

A capital maranhense foi escolhida pelas características geográficas privilegiadas. Está próxima aos mercados europeu, americano e asiático, via canal do Panamá – cuja expansão está próxima de ser inaugurada -, e tem infraestrutura de acesso.

O Porto São Luís terá seis berços de atracação com calado natural de 18 metros. A capacidade de movimentação será distribuída da seguinte forma: 6 milhões de toneladas de grãos; 2,2 milhões de toneladas de fertilizantes; 1,5 milhão de toneladas de celulose e 2,4 milhões de metros cúbicos de litros de combustível.

 

NOTÍCIAS DE NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTOS