O Parque Nacional da Chapada das Mesas protege 160.046 hectares de Cerrado nos municípios de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz, no centro-sul do Maranhão.

Localização

O parque foi criado em dezembro de 2005, está inserido nas metas dos órgãos ambientais em aumentar áreas protegidas do bioma Cerrado.
A região desta nova chapada ainda apresenta uma riqueza enorme em espécies vegetais e animais e segundo especialistas, a criação desta unidade é uma corrida contra o tempo para salvar grandes remanescentes do cerrado brasileiro.

Cerrados e Chapadas

A região apresenta um enorme potencial turístico e que aos poucos vem sendo descoberto por aventureiros brasileiros e estrangeiros. A diversidade de ambientes é outra característica marcante da chapada maranhense, são cachoeiras, cavernas, formações rochosas em forma de mesa e outras paisagens peculiares da região.

Encanto Azul - Riachão

Com todos estes atrativos, o Parque Nacional da Chapada das Mesas vem se tornando uma alternativa para o turismo do Maranhão, disputando espaço com os famosos Lençóis Maranhenses, no Norte do Estado.
Carolina é um município localizado no Sul do Estado do Maranhão, à margem direita do rio Tocantins. É conhecido pelas suas diversas cachoeiras. Carolina é o ponto de apoio para a visita ao Parque Nacional da Chapada das Mesas, onde se localizam diversas cachoeiras e canyons, repleta de terras férteis, campos verdejantes, águas cristalinas, além de uma paisagem agreste e exuberante constituída de serras, morros e colinas.

Cachoeira da Prata - Carolina

Cachoeira da Pedra Caída: Para atingí-la, percorre-se uma trilha em meio a vegetação e outras pequenas cachoeiras, descendo por uma longa escada. Trata-se de um rio que, ao encontrar um buraco, despenca em forma da cachoeira de 50 metros, formando uma generosa piscina natural e seguindo seu curso. É uma visão inesquecível.

Cachoeira Pedra Caída - Carolina

Morro do Chapéu: com seus 378 metros de altura. Leva o nome por causa do formato. O morro do chapéu é um dos mais belos cartões postais da região de chapada. Da parte superior de sua formação é possível contemplar toda região, observando a ilha dos botes, o rio Tocantins, a cidade de Carolina além das demais formações de platôs que compõe o cenário da Chapada das Mesas.

Morro do Chapéu

Cachoeira do São Romão é uma queda d’água lindíssima, localizada no Rio Farinha, um afluente do Rio Tocantins, a 70 quilômetros de Carolina.

Cachoeira São Romão - Carolina

Poço Azul: Fica localizado no Rio Cocal, no município de Riachão. A uma distância de 130 km de Carolina. É o local mais paradisíacos da Chapada das Mesas, a água cristalina em uma piscina natural com mais de 5 metros de profundidade que encanta a todos.

Poço Azul - Riachão

Encanto Azul: Fica localizado no Rio Cocal, no município de Riachão. Não há como não se encantar por esta beleza natural de água límpida, cristalina e temperatura perfeita para o banho, e apreciação dos peixes.

Encanto Azul - Riachão

Rio Tocantins: Um dos principais rios brasileiros, divide os estados do Maranhão e do Tocantins, proporcionando a pesca como atividade comercial e cenários de rara beleza, principalmente o pôr-do-sol visto de Carolina. No Rio Tocantins temos como principais atrativos as praias que aparecem nos meses de junho a agosto e a Ilha dos Botes.

Rio Tocantins

Cachoeira do Capelão e Caverna: O atrativo caracteriza-se por uma pequena caverna e lago formados pela força das águas da cachoeira do Capelão no arenito friável.

Cachoeira do Capelão

Cachoeira de Santa Bárbara é  uma queda de 75 metros e fica localizada no município de Riachão a uma distância de 130 km de Carolina. Fica ao lado do poço azul e chega-se ao local depois de uma trilha de 5 minutos.

Cachoeira de Santa Bárbara

NOTÍCIAS DE NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTOS